BUDDY - MICROCHIP RF DE ULTRA BAIXO CONSUMO

O BUDDY é o primeiro hadware proprietário da Khronus Soluções em sociedade com o Governo Federal por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Trata-se basicamente de um micro dispositivo eletrônico com RFId (Radio Rrequency Identification) desenvolvido em parceria entre a Khronus Soluções e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Norteste (CETENE), capaz de ler e escrever em qualquer dispositivo passivo ou ativo, obedecendo à normatização internacional do EPC Global.

 

Por que Desenvolver o Microchip?
 

Dentre as maiores razões para desenvolvimento do microchip encontra-se a grande coluna deixada pelas limitações da tecnologia do código de barras, uma vez que:

 

  • O código de barras não identifica lugar nem identidade do objeto;

  • O código de barras identifica apenas grupos de itens;

  • O sistema precisa de intervenção humana (leitores ou produtos precisam ser direcionados);

 
O avanço do padrão EPC Global (eletronic product code)
 

 

  • Visibilidade em Tempo Real: as normas globais GS1 EPC Global combinam a tecnologia RFId (radio frequency identification), com as infra-estruturas de rede comunicacionais existentes e com o código eletrônico de produto (EPCTM -Electronic Product Code), indentificando e localizando de forma imediata e automática um item ao longo das cadeias de valor.

 

  • O padrão EPC permite que as informações sejam disponibilizadas de forma padronizada, possibilitando que qualquer empresa envolvida na cadeia de suprimentos possa se valer desta informação, mesmo que ela tenha sido gerada por outra organização. Logo, qualquer empresa da cadeia de suprimento consegue identificar um produto. A partir de agora, com o EPC, as possibilidades de uso da tecnologia estão sendo ampliadas, substituindo com vantagens algumas aplicações que até então eram desenvolvidas com código de barras.