SIG AEDES

 

 

O Sistema Integrado de Monitoramento do Aedes Aegypti, ou simplesmente SIG Aedes, é um conjunto de softwares e aplicativos desenvolvidos, em princípio, para facilitar o trabalho dos Agentes de Controle de Endemias (ACEs) Municipais na identificação e mapeamento online de locais com incidência do Mosquito Aedes Aegypti. Entretanto, a plataforma de software que conta com um aplicativo para celular e um dashboard gerencial web, poderá monitorar toda e qualquer situação de risco de endemias que o cliente desejar.

 

O foco inicial no mosquito Aedes Aegytpi se deve à grande incidência de problemas recentes causados por este mosquito como a Dengue, a febre Chikungunya e, principalmente, ao Zika Vírus que causou diversos casos de crianças que nasceram microcéfalas.

Na forma de um celular (do tipo smartphone), a Unidade Portátil de SIG desempenha as funcionalidades de voz, transmissão de dados via internet e geolocalização, através da função GPS, e funciona do seguinte modo:

 

Pelo aplicativo específico instalado no celular, os ACEs informam ao sistema o que foi encontrado em cada local visitado. Cada informação possui cores específicas que facilitarão o monitoramento.

 

  1. Mosquito/Larva;

  2. Local de Risco;

  3. Nada Encontrado;

  4. Entrada não Permitida;

  5. Local Fechado.

Após a consulta ser informada pelo ACE, em cerca de 3 segundos o resultado  aparecerá na tela do dashboard gerencial em forma de ponto no exato local da consulta na cor do respectivo resultado (vermelho em caso de larva, etc). Com o SIG Aedes, informações que levavam meses para serem analisadas são vistas em poucos segundos.