IDENTIFICADOR DE REGULARIDADE VEICULAR (IRV)

O IRV é um software que auxilia na segurança pública e privada com foco na localização de veículos roubados e/ou irreguares.

 

Segurança Pública
 

O IRV é um conjunto de softwares e aplicativos desenvolvidos para facilitar o trabalho dos agentes de trânsito federais, estaduais e municipais na identificação de veículos inadimplentes com as taxas de licenciamento, ordens de busca e apreensão, multas e, principalmente registros policiais de roubo e furto.

 

Na forma de um smartphone (ou tablet), a Unidade Portátil de IRV desempenha as funcionalidades de voz, transmissão de dados via internet e geolocalização, através da função GPS, e funciona do seguinte modo:

1. Pelo aplicativo específico instalado no celular o agente capta a placa do veículo vistoriado, que é enviada pela internet aos bancos de dados para checagem;

 

2. A resposta volta ao equipamento com a placa informada, os 8 últimos dígitos do chassi do veículo (grafados nos vidros dos carros) para conferência e sua situação registrada nos bancos de dados: regular, débitos, multas, busca e  apreensão, roubado;

 

3. Caso os 8 últimos dígitos do chassi não confiram com os dados gravados nos vidros do veículo, o agente deve enviar esta informação ao seu relatório, que registrará o lapso como indício de fraude a ser investigada;

Todas as informações relevantes das consultas serão registradas no relatório do respectivo agente, incluindo uma pontuação (a ser definida) referente a cada consulta e seu resultado. Estes relatórios dos agentes ficarão disponíveis para consulta online pelos órgãos participantes em tempo real.

 

O IRV dispõe da função de geolocalização dos agentes portadores das Unidades Portáteis de IRV, permitindo o monitoramento constante pelas centrais de monitoramento competentes. Esta função assegura também a gravação dos percursos dos agentes por granularidade de tempo durante o horário de trabalho, com acesso exclusivo dos gestores oficiais dos órgãos de Segurança Pública.

 

Completando as funcionalidades do IRV se destaca o botão de pânico na versão mobile do sistema (Unidade Portátil de IRV), com discagem automática para números pré-selecionados em caso de emergência do agente, mostrando a quem recebe a mensagem a real localização daquele agente, bem como o disparo de um alarme sonoro e visual no mapa da central de monitoramento.

 

O IRV permite aos órgãos participantes acesso online e em tempo real dos resultados práticos do processo de vistorias de veículos, através de relatórios que registram para cada agente, a data, a hora e o local da vistoria realizada, a situação encontrada de cada veículo e a quantidade de vistorias processadas individualmente.

 

Segurança Privada
 

O IRV pode ser utilizado na entrada de estabelecimentos privados de acesso público como shoppings e casas de espetáculos em geral. Diferentemente do modelo utilizado pelos agentes de trânsito, o sistema é integrado às câmeras instaladas nas entradas desses estabelecimentos. Após a leitura das placas dos veículos pelas câmeras, o resultado da busca é mostrado para a equipe de segurança privada resopnsável pelo local. A identificação prévia de um veículo roubado provavelmente poderá evitar transtornos maiores dentro do estabelecimento.